Engenharia Civil
Xistosidade e estabilidade: devido à xistosidade a rocha parte em planos, não tem como prever onde ela vai quebrar?
R.: ..................................................................................................................................
Qual o melhor tipo de rocha para “perfurar” túnel?
R.: Metamórficas, porque o tamanho do grão importava e nessas rochas o tamanho é grande e quanto menor o tamanho do grão mais difícil perfurar visto estar mais compacto e acomodado.
Traçado dos túneis:
A partir dos dados geológicos e geotécnicos disponíveis, o projetista de túneis deve acrescer o projeto geométrico com informações de alinhamento e posicionamento do túnel que possam otimizar e reduzir os custos da obra.
Na fase preliminar, as informações da topografia devem permitir a elaboração do perfil da superfície do terreno para avaliação da altura de cobrimento de solo e rocha sobre o túnel. Também devem abranger área mínima que permita a identificação de eventos geológicos relevantes, tais como falhas, zonas de alteração e etc., que possam inviabilizar ou encarecer a obra.
Deve ser realizado o reconhecimento do subsolo, com o objetivo de identificar os principais tipos de maciço que o túnel deve interceptar ao longo do seu traçado e os eventuais riscos que eles possam oferecer à obra.
Condições geológicas, geotécnicas e hidrológicas que coloquem em risco a segurança da execução ou operação do túnel, tais como: grandes instabilidades de maciço e cursos d’água.
O projetista do túnel deve analisar as novas informações de topografia, geologia e geotecnia obtidas, para sugerir os melhores posicionamentos de emboques e as direções para traçado do túnel mais favorável em relação ao maciço, minimizando os riscos e custos de execução.
O memorial geológico e geotécnico deve ser elaborado com base no conjunto de informações disponíveis das prospecções, apresentando, como objetivos principais, a previsão de