Engenharia civil
O tipo de ligação influencia na magnitude da energia de ligação e na forma da curva da energia em função. Essa energia de ligação varia de material para material, dependendo do tipo de ligação que for influenciando na propriedade dos materiais.
* Ligações Interatômicas Primárias
Ligações Iônicas: íons carregados eletricamente são formados pela transferencia dos eletrons de valencia de um tipo de atomo para outro, como o NaCl que é um material iônico clássico. Ex.: materiais ceramicos.
Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons de valencia entre atomos adjacentes. Algumas moleculas que são ligadas covalentemente são CH4,H2O, HNO3 e HF. Ex.: materiais polimeros.
Ligação Metálica: os eletrons de valencia formam uma “núvem de eletrons” que está uniformemente dispersa em torno do núcleos iônicos do metal, e atua como um tipo de cola para eles. Ex.: materiais metálicos.
* Ligações Secundárias ou de Van der Waals
São ligações fracas em relação as primarias. Resultam das forças atrativas entre dipolos eletricos, onde ocorre uma separação entre frações positivas e negativas de um atomo ou molecula.Estão divididos em dipolo induzido e dipolo permanentes.
Dipolo Induzido: Um dipolo pode ser criado ou induzido num átomo ou molécula que seja normalmente simétrico, isto é a distribuição espacial dos elétrons é simétrica em relação ao núcleo carregado positivamente, neste tipo de ligação as temperaturas de fusão e ebulição são extremamente baixas em materiais para os quais este tipo de ligação é predominante. Ex.: H2 e Cl2.
Dipolo Permanente: Força de Van der Waals existentes entre moléculas polares adjacentes. A magnitude dessa ligação será significativamente maior que as ligações envolvendo dipolo induzido. O tipo mais forte envolvendo esta ligação é a de hidrogênio, onde as moleculas altamente polares se formam quando o hidrogenio está ligado covalentemente ao Fluor (HF), ao oxigênio (H2O) e