Engenharia Civil
PONTE DE MACARRÃO
Ana Pereira de Araújo
Aline Morais Lessa Ribeiro
Bianca da Costa Cassimiro
Bruno de Carvalho M. Alves
Cleide Libério da Silva
Karen Wercelens da Silva
Luana Albino de Carvalho
RA: A81694-1
RA: A946CD-4
RA: A8168J-2
RA: B0362I-9
RA: B01AEF-0
RA: A9575H-7
RA: B03537-4
INTRODUÇÃO
Uma ponte de macarrão é uma pequena maquete de ponte (modelo arquitetônico) feita de espaguete. As pontes destes tipos são construídas com propósitos experimentais e competitivos. O objetivo, normalmente, é construir uma ponte com uma quantidade específica de material sobre um vão também específico, capaz de sustentar uma carga. Em competições, a ponte que sustenta a maior carga por um curto período de tempo é a vencedora.
Diante deste contexto, foi proposto, para o cumprimento de uma das matérias curriculares do curso de Engenharia Básica da Universidade Paulista UNIP (Campus Brasília), o teste de carga e a confecção de uma ponte de macarrão. Assim, este trabalho tem a função de demonstrar todas as etapas do processo de planejamento e montagem desta ponte.
OBJETIVOS DO TRABALHO
O objetivo deste experimento, desenvolvido com uma ponte feita com massa (do tipo espaguete) e cola instantânea, é testar a capacidade da mesma na sustentação mínima de 2 (dois) quilogramas-força (kgf) durante um tempo (também mínimo) de 10 segundos. A ponte construída deverá vencer um vão livre de 1 (um) metro e ter massa de no máximo 1 quilograma, estando apoiada livremente nas suas extremidades de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida.
Além disso, a proposta principal é o desenvolvimento prático dos conteúdos ministrados em sala de aula. PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO
1 – MATERIAL UTILIZADO:
- Massa do tipo espaguete número 7 (marca Barilla);
- Cola instantânea Tek Bond 793
- Régua
- Tesoura
- Lixa de parede
- Serra para arco de serra
- Linha de costura
- Tubo PVC de 1/2"
-