a ditadura e o serviço social
1 INTRODUÇÃo
A questão social originária em meados do século XIX encontrou no mundo do trabalho o cenário vantajoso para o seu desenvolvimento e rearranjos no transcurso do processo de desenvolvimento do sistema capitalista de produção.
A classe trabalhadora encontrava-se em situações de miséria extrema, resultado das contradições da relação de capital e trabalhadores, com as conseqüências de diversas formas, na miséria, na fome, na doença, nas condições, desumanas que os trabalhadores viviam, entre outras situações de pauperismo extremo em meados do século xvII iniciou-se a revolução Industrial na Inglaterra e o impactou os trabalhadores do mundo todo, neste momento os trabalhadores se espelharam na a exigir na revolução coletiva como: Salário melhor reforma sociais, saneamento básico, melhoria na qualidade de vida nas sedições dos trabalhos e políticas sociais.
E nesse contexto histórico que o Maximo para o capitalismo e o mínimo para o social, o objetivo era que os trabalhadores continuassem alienados , e não estivessem a ter voz ativa e se emancipassem. Porem os trabalhadores teve suas, rendividicaçoes atendidas e ficaram atentos quanto aos seus direitos. A partir dessas lutas de classes muitos ,trabalhadores e suas famílias passaram a ser reconhecidos pelos Estado, dando origem assim a política de proteção social que visam os direitos e as garantias sociais.
“A existência concreta e objetiva de uma possibilidade não equivale, necessariamente, à sua conversão em efetividade; a passagem de uma possibilidade à efetividade demanda complexa intervenção da atividade organizada dos homens”. NETTO, 1998.
2 DESENVOLVIMENTO
Entendemos por características das políticas sociais brasileira nas décadas entre 1960 a 1980, a reforma na