engenharia civil
Base para estruturas leves, essas lajes apoiadas sobre o solo embutem instalações elétricas e hidráulicas
Reportagem: Giovanny Gerolla
Um tipo de fundação rasa, o radier atua como uma laje de concreto armado sobre o solo, distribuindo cargas e servindo de base para a construção de edificações não muito altas, geralmente em alvenaria estrutural, steel frame ou outros sistemas estruturais leves.
Para o bom desempenho da fundação - e também por exigência de norma técnica -, o solo sobre o qual se assenta o radier deve ter compactação mínima de 95%, com comprovação em laboratório.
Passo 1. O responsável pela topografia marca os pontos do terreno que precisam ser nivelados até atingir a cota desejada.
Passo 2. A terra para o nivelamento pode ter sido removida de outras partes do canteiro, onde houve escavações.
Passo 3. A terra é espalhada na região a ser nivelada. E, depois de espalhada, é compactada pelo rolo compressor.
ATENÇÃO
A norma exige que, após a compactação, uma amostra do terreno seja coletada para medição, em laboratório, do índice de compactação e do teor de umidade. Basta uma amostra por radier, extraída do ponto onde o rolo compressor mais afundou.
Passo 4. O nivelamento é conferido com uso de equipamento a laser.
Passo 5. A vala ao longo de todo o perímetro do radier começa a ser preparada manualmente, com enxada, e recebe alinhamento e gabaritos.
Passo 5. A vala ao longo de todo o perímetro do radier começa a ser preparada manualmente, com enxada, e recebe alinhamento e gabaritos.
Passo 6. A picareta é utilizada para abrir as valas por onde passarão as tubulações hidráulicas.
Passo 7. A fôrma que delimita o contorno do radier começa a ser montada dentro da vala. Neste caso, foram usadas fôrmas metálicas que contavam, inclusive, com cantoneiras.
Passo 7. A fôrma que delimita o contorno do radier começa a ser montada dentro da vala. Neste caso, foram usadas fôrmas metálicas