Engenharia civil
Trabalho Interdisciplinar Dirigido – TIDIR
Curso: Engenharia Civil Cód. Turma: ENCRJAD
Profª: Patrícia Delgado Data: 18/05/2012
Componentes do Grupo: Daiane Andrade, Diego Loures, Fátima Quintino, Isabella de Freitas, Matheus Madeira, Patrícia Veloso.
Áreas de Riscos em Barragens de Rejeitos
Resumo
Recentes acidentes envolvendo barragens de contenção de rejeitos de mineração têm chamado atenção devido as grandes consequências. De acordo a Revista Escola de Minas (2010) dentre 124 barragens selecionadas para análises de potencial de risco, 30% apresentaram riscos Médio/Alerta, o que revela a necessidade de priorizar a atenção e a intervenção nessas estruturas.
A atividade de mineração gera uma enorme quantidade de rejeitos, com isso as mineradoras necessitam em seu planejamento incorporar alternativas de disposição de rejeitos de forma mais segura e econômica. Historicamente o investimento das mineradoras beneficia o tratamento do minério, desta forma os rejeitos ficavam em segundo plano, com isso a construção de estruturas de contenção eram feitas sem projeto de engenharia, assim uma serie de acidentes e rupturas ocorreram. Os riscos relacionados à eventuais rupturas destes sistemas de contenção podem representar consideráveis prejuízos de ordem ambiental.
Os aspectos abordados foram respectivamente a segurança das contenções, impactos ambientais e o funcionamento da disposição de rejeitos feito pelas mineradoras que são fundamentais para a contínua realização das atividades minerais.
Introdução
Nos últimos 40 anos o País vem participando intensamente da economia internacional, variando entre a oitava e décima maior economia do mundo. As secas no Nordeste e o desenvolvimento do País foram os fatores determinantes para a implantação do grande número de barragens construídas desde a última década