engenharia civil
Através da análise de medidas de peso e massa é possível estimar a quantidade de cada material que constitui um objeto, sabendo, antes, quais elementos o compõem e suas respectivas densidades. Entretanto, este experimento teve como objetivo analisar e estimar a massa, densidade, volume, dentre outros a quantidade de átomos dos elementos cortiça (a rolha) e acrílico plástico, em forma de cilindro, de um objeto de formato indeterminado, bem como discutir a ação das forças envolvidas quando este é mergulhado em algum fluído. Esta análise foi realizada utilizando o princípio de Arquimedes como pressuposto teórico, este que pode explicar o comportamento das forças que agem sobre um objeto mergulhado em um fluido e é melhor analisado mais adiante.
Objetivo
O objetivo deste experimento é ver a tamanha força de resistência oferecida pelo líquido.
Arquimedes diz que, quando tentamos afundar uma bola plástica, por exemplo, num líquido verificamos que, quanto mais a bola afundar nele, maior será a força resistência exercida pelo líquido.
Isto ocorre porque o líquido exerce sobre a bola uma força vertical de baixo para cima chamada empuxo.
O empuxo representa a força resultante do líquido em equilíbrio sobre a bola.
Portanto, neste experimento iremos fazer todos os cálculos possíveis para comprovar essa ideia. Iremos montar passo a passo cada cálculo, testar, aferir cada material utilizado, verificar os resultados obtidos, dentre outros.
MATERIAIS UTILIZADO PARA O EXPERIMENTO
Uma balança de precisão
Utilizaremos a balança para aferir cada objeto
Paquímetro de precisão 0,05 mm
Com o paquímetro mediremos o diâmetro e a altura de cada material proposto.
Becker
Usaremos esse recipiente com água e sem para ver a trajetória de cada objeto que será lançado dentro quando adicionarmos água, por exemplo.
Rolha em forma de cone sem a sua secção
Usaremos