Filosofia Estoica
A FILOSOFIA ESTOICA NOS VALORES SOCIAIS
2014
SUMÁRIO
Estoicismo..............................................................................1
Valores Sociais e Estoicismo.................................................2
Referências Bibliográficas......................................................3
ESTOICISMO
A escola estoica permaneceu durante muitos séculos, tanto na Grécia como em Roma, Os estoicos ensinavam que as emoções destrutivas resultam de erros de julgamento, e que um sábio, ou uma pessoa com “perfeição intelectual”, não sofreria dessas emoções.
A virtude essencial dos estoicos era a verdade. Eles não pregavam uma vida frugal e ascética. O rigor e a disciplina eram mais consequências do que postulados fundamentais. A preocupação era atingir um estado de perfeita honestidade, de sinceridade consigo mesmo e com os outros. Para viver em virtude, era necessário viver em harmonia com a natureza, uma vez que o homem faz parte da própria natureza. Metafisicamente, os estoicos eram materialistas. Deus não tem existência distinta da ordem racional da natureza e não deve ser interpretado como uma divindade pessoal, que possa ouvir o homem ou ensinar eles. Os estoicos eram deterministas e fatalistas, sustentando que o que acontece, acontece necessariamente. Uma vez que para o estoico a natureza é racional e perfeita.
Frases estoicas de Epícteto, o escravo que se tornou filosofo. Com Sêneca e
Marco Aurélio, que marcaram profundamente o pensamento e a moral ocidental.
“Não tente fazer com que os fatos aconteçam como você quer, mas deseje que aconteçam como eles acontecem e você se sairá bem.”
Epícteto
“Os homens são movidos e perturbados não pelas coisas, mas pelas opiniões que eles têm delas.”
Epícteto
Valores Sociais e Estoicismo
Os valores sociais são importantes para uma boa convivência com a sociedade, tais como: autoconhecimento, respeito, estudo, cultura e dialogo.
Os valores