engenharia civil
PRÓ-REITORIA ACADMICA - PROACAD
ESCOLA DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TURMA 1VA
ARTHUR AUGUSTO CORDEIRO DOS SANTOS
BRENNA FERNANDES DA SILVA
JONATAS JAMAIK QUEIROZ
ENGENHARIA CIVIL E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
NATAL
2013
BRENNA FERNANDES DA SILVA
ENGENHARIA CIVIL E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Atividade apresentada ao componente curricular Construção do Conhecimento e Metodologia da Pesquisa, do curso de Engenharia Civil, da Universidade Potiguar.
ORIENTADORA: Prof.ª Lidiane Lyra de Almeida
NATAL
2013
RESUMO
Até pouco tempo atrás a Engenharia Civil evoluía sem se preocupar com os danos que os seus projetos estavam causando à natureza. Mas, com a preocupação das pessoas com o futuro do planeta, a Engenharia Civil começou a evoluir com a preocupação ambiental, passando a usar novas técnicas de construção.
Sem se importar com o desmatamento causado para produzir os materiais usados na construção, com a poluição e com os entulhos gerados nas construções, a Engenharia Civil avançava cada vez mais com suas criações, dessa forma, também avançava cada vez mais com a destruição do meio ambiente. Mesmo com todo avanço que era gerado, os tempos mudaram e, no mundo contemporâneo, surge um novo conceito para evolução, esse novo conceito é o de evoluir com sustentabilidade ambiental.
Através da reciclagem, do reaproveitamento de materiais, da criação do asfalto de borracha e da criação de casas com energia solar, sistema de aproveitamento de água da chuva, banheiros ecológicos e outras invenções, a Engenharia Civil se tornou uma aliada da preservação ambiental. Apesar de a maioria das obras ainda não usarem as técnicas de construção ecologicamente corretas, já é um avanço muito grande tanto para o mundo, quanto para a Engenharia Civil a invenção dessas técnicas, já que os impactos causados à natureza são reduzidos.
Assim, o crescimento das técnicas de