Engenharia civil
Define-se cimbramento o conjunto de elementos-suporte que garantem o apoio consistente, indeformável, resistente às intempéries, às cargas de peso próprio do concreto e das formas, inclusive às cargas decorrentes da movimentação operacional, de modo a garantir total segurança durante as operações de concretagem das unidades estruturais.
MATERIAIS
Os materiais devem obedecer aos requisitos da NBR 14931. Os escoramentos podem ser metálicos, de madeira ou mistos. A seleção do tipo fica a critério da contratada, desde que não especificado no projeto, e deve ser de conhecimento da fiscalização. Somente podem ser utilizadas madeiras com autorização ambiental para exploração.
Cimbramento de madeira
O madeiramento do cimbramento é aceita desde que as madeiras utilizadas possuam certificado de autorização ambiental para exploração; sejam isentas de nós, rachaduras, empenamentos ou deformações.
Cimbramento metálico
As peças metálicas são aceitas desde que não apresentem oxidação, amassamentos, trincas nos perfis ou barras, desgastes nas ligações, ruptura nas costuras dos perfis.
EXECUÇÃO
O terreno de apoio deve ser cuidadosamente analisado, deve possuir condições de suporte adequadas, capaz de não promover recalques diferenciais que prejudiquem a estabilidade e a estética da peça a concretar. A regularização do terreno faz parte destes serviços.
Os escoramentos devem ser suficientemente bem fixados, encunhados, contra ventados e apoiados, a fim de evitar deslocamentos ou desabamentos por choques ou recalques. É fundamental a garantia de estabilidade, resistência e rigidez, do conjunto de elementos Estruturais que constituem o cimbramento: montantes, travamentos, dispositivos vinculares, passadiços operacionais para trânsito e transporte de materiais além de acessos em geral.
O cimbramento deve ter sua capacidade portante e funcional garantida, tecnicamente, através de