Liderança e o papel do líder em relação a equipe
442 palavras
2 páginas
Teoria da motivação e o papel do líder Durante todo o curso, vimos que a motivação é uma força interna que nos move na direção de um objetivo pessoal. Vimos também que a motivação pode variar de pessoa para pessoa, de tempos em tempos, de acordo com as suas necessidades. O papel do líder nesse processo se dá em entender individualmente seus liderados, identificar seus perfis psicológicos, e estimulá-los de maneira a produzir mais e melhor (desenvolver a equipe). O texto de Luiz Marins mostra claramente como o técnico Luiz Felipe Scolari conseguia motivar seus jogadores: Ele os ouvia, aconselhava, acompanhava, não era falso e dava feedbacks imediatos. Generalizando, um atleta que deseja ser bem sucedido (almeja chegar ao podium ou conquistar uma medalha, troféu) considera tais atitudes empregadas por Felipão as mais importantes para se chegar no objetivo. Também a apostila nos proporciona saber que o líder é responsável por facilitar o fluxo de informações, provocar a equipe para clarificar suas posições, instigar empatia, monitorar possibilidades que existem apesar das diferenças e reorientar tais possibilidades.
A empresa e as ferramentas para obtenção dos resultados
Acredito que existam dois principais responsáveis para obtenção de resultados: a empresa, porque conforme cita Elvina Lessa em entrevista a RH.COM.BR, é a responsável por estabelecer planos de capacitação para seus funcionários, visando seu desenvolvimento, e o próprio funcionário, mostrando-se interessado em aprender e atender às necessidades da equipe como um todo. A empresa deve proporcionar um ambiente que estimule a motivação, o autoconhecimento e o autodesenvolvimento. O liderado deve procurar o entendimento junto aos demais componentes da equipe.
Sucesso e diferenças individuais
A entrevista de Elvina Lessa também foi capaz de mostrar que há grande chance de sucesso em equipes com perfis heterogêneos, na medida em que cada