Engenharia Civil Manuten O
A manutenção é o ramo da engenharia vocacionado para a aplicação dos seus conceitos à optimização dos equipamentos, dos processos e dos orçamentos, de modo a alcançar uma melhor manutenibilidade, fiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, têm vindo a ganhar uma importância crescente devido ao aumento do número de equipamentos, aparelhos, sistemas, máquinas e infraestruturas que tem vindo a ocorrer constantemente, desde a Revolução Industrial.
1.História da manutenção: Sua atual nomenclatura, manutenção, está relacionada ao século XVI na Europa Central, relacionada ao ramo de relógios mecânicos. Montagem e Assistência.
Assim era necessária uma mão de obra especializada para elaborar um atendimento na montagem e para corrigir eventuais problemas que os mecanismos do relógio pudessem apresentar. Esta é uma das “origens” comentadas por alguns autores.
Outros afirmam de que a manutenção, como a entendemos hoje, tem suas raízes na Revolução Industrial, no momento em que é inserida dentro das indústrias.
Voltada apenas para o Reparo de equipamentos quando quebrados. Assim a manutenção só ocorria no momento em que o estado do equipamento encontrava-se num quadro crítico de funcionamento. Sem nenhum planejamento.
Pós segunda Guerra Mundial:
Surgem as primeiras metodologias para a criação de um programa/sistema de manutenção para melhorar a confiabilidade e a durabilidade das máquinas de produção. Assim podemos observar, que o planejamento da manutenção é algo como recente.
Final do século XX:
A partir de 1980, nasce o Gerenciamento dos equipamentos, por meio de sistemas e programas de manuteção. Alguns teóricos indicam que neste periódo se intensificada o periodo “pós-industrial”, aquele discutido no contexto da manutenção. Com este quadro a manutenção se adapta a necessidade das indústrias, que indiretamente está relacionada com o consumo. A partir destas premissas, os sistemas/programas de manutenção priorizaram como objetivos a diminuição de quebras