Engenharia ambiental
Meio ambiente
Resíduos sólidos de Guarulhos
Gabriele Rocha de Souza.
Guarulhos, outubro de 2013.
Plano de Resíduos – Guarulhos
O Plano Diretor de Resíduos Sólidos de Guarulhos (PDRS) foi elaborado de forma transparente, democrática e participativa definiu as regras para o manejo dos resíduos sólidos gerados, transformados ou destinados no município, bem como as responsabilidades dos diversos agentes atuantes no ciclo de processamento dos resíduos.
Com a finalização do Plano Diretor de Resíduos Sólidos, Guarulhos conclui o Plano Municipal de Saneamento Básico, que já conta com os Planos Diretores de abastecimento de Água, de Esgotamento Sanitário, de Drenagem Urbana e Manejo de aguas Pluviais. Com base nas diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Social, na Política Federal de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010).
Sob a coordenação da Secretaria de Serviços Públicos, a elaboração do PDRS de Guarulhos contou com a participação das diversas secretarias e órgãos municipais, e com a participação de diversas representações técnicas, políticas, sociais, religiosas, educacionais, empresariais, comerciais, sindicais, hospitalares, agremiações políticas, por meio da realização das 5 oficinas de estudo do PDRS, a saber:
1ª: Lançamento do Diagnóstico do PDRS;
2ª: Apresentação do Prognóstico do PDRS;
3ª: Manejo dos Resíduos da Construção e da Demolição;
4ª: Manejo dos Resíduos Secos Recicláveis;
5ª: Manejo dos Resíduos Orgânicos;
Coleta regular
A coleta regular está presente em todos os bairros da cidade. Entende-se por coleta regular, os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação dos diversos resíduos provenientes das casas, das feiras e varejões públicos.
A coleta regular, não retira os entulhos, materiais de construção, terra e galhos de árvores devem ser