15 dicas para melhorar a memória
ESTEJA ATENTO
A capacidade de memória envolve basicamente três processos no cérebro. São eles: contato com a informação (prestar atenção na mensagem), armazenamento (retê-la no cérebro) e resgate (lembrar a mensagem gravada). Para que eles funcionem bem, é preciso ter interesse no que se está
2
DESCANSE E RELAXE
Para exercitar a capacidade de memória também é preciso descontrair. Brinque de memorizar uma lista de compras de supermercado, o número de telefone de um parente e o nome de um lme épico. Férias e atividades de lazer são boas formas de relaxar a mente.
3
ABRA MÃO DAS TÉCNICAS
Elas são válidas. Use técnicas de memorização como, por exemplo, a de associar cada número a uma imagem e, para memorizar um contato te telefone, monte uma história por associação.
Esta técnica, chamada de regra mnemônica, pode ajudá-lo a carregar uma informação para a vida toda.
4
PREPARE O AMBIENTE
Para memorizar informações, escolha um lugar adequado: silêncio, boa iluminação e organização são importantes para a atenção e, consequentemente, para a memória. É por isso que estudar é uma atividade que rende mais quando o aluno está sozinho!
5
VIVA COM INTENSIDADE
Viva cada momento de forma presente.
Recorde sempre das boas coisas que viveu, reveja álbuns de fotogra a, vídeos antigos e remonte os momentos na cabeça. Quanto mais vezes algo é lembrado, mais vivo ca na lembrança. 6
ESTEJA SEMPRE MOTIVADO
Uma pessoa motivada tende a ter boa memória. A boa memória também depende do nível de inteligência geral, da habilidade verbal e do interesse no que está aprendendo.
Estimular o cérebro desenvolve as múltiplas inteligências (lógico matemática, linguística, musical, intrapessoal, corporal, etc...)
7
USE JOGOS
Procure jogos que estimulam o cérebro, porque automaticamente a memória estará sendo exercitada. O xadrez, por exemplo, é um ótimo exercício. Já reparou que um bom jogador de xadrez