linguagem do computador
ALGOL
Rosilene Silva
Marcos Henrique Silva
ALGOL
O ALGOL é uma família de linguagens de programação de alto nível voltadas principalmente para aplicações científicas. Seu nome provém das palavras "ALGOrithmic Language" (Linguagem Algorítmica).
O nome é escrito ALGOL ou Algol, dependendo da fonte de consulta.
Várias linguagens razoavelmente diferentes receberam o nome de ALGOL ou Algol, adicionando ao nome letras ou números, por descenderem diretamente do ALGOL original
História
John Backus desenvolveu a Forma Normal de Backus, conhecido como BNF, para descrever ALGOL 58. O método foi revisado e expandido por Peter Naur, recebendo então o nome de Forma de Backus-Naur, e mantendo a sigla.
C.A.R. Hoare disse de ALGOL 60: "Aqui está uma linguagem tão a frente de seu tempo, que não foi uma melhoria sobre seus predecessoras, mas também a quase todas suas sucessoras". Essa fala foi também uma crítica velada a ALGOL 68, uma linguagem considerada inchada demais por muitos de seus críticos (e que não teve praticamente nenhum sucesso comercial).
Impacto
A definição do ALGOL 60 foi um evento-chave na história das linguagens de programação. Foi a primeira linguagem de Programação estruturada. Nenhuma outra linguagem teve influência tão importante nos projetos de novas linguagens.
Além disso, a especificação da linguagem também criou desafios técnicos para a construção de compiladores, como mais tarde aconteceria com PL/I e Ada
Características
As duas características principais do Algol são: a clareza e a elegância da sua estrutura baseada nos blocos e o estilo de sua definição, que usa uma linguagem metalinguística para definir de forma concisa e relativamente completa a sua sintaxe.
A linguagem continuou sendo desenvolvida e enriquecida com novas construções e novos comandos que aumentaram seu potencial.
Existem outras versões do Algol, como, por exemplo, o Algol 68, o Algol W voltado para máquinas IBM e o