teoria da contabilidade
ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
2ª SÉRIE
ATPS- TEORIA DA CONTABILIDADE
Sumário
Introdução.
Esta atividade é importante para que se compreenda de forma clara e objetiva a história da contabilidade.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Este trabalho foi segmentado em cinco seções. A primeira introduz o tema da Evolução histórica da contabilidade que foi acompanhada de um vídeo e respondida em ordem alfabética, à segunda é um texto que demonstra a contabilidade em nosso dia a dia, a terceira a importância dos princípios fundamentais de contabilidade, a quarta ficou com a conclusão e a quinta a bibliografia.
Evolução histórica da contabilidade
a) O homem primitivo praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de casa e pesca e seus rebanhos.
b) Na mesopotâmia região situada entre os rios tigre e o Eufrates atual Iraque que foi encontrado os primeiros registros patrimoniais o homem começava a registrar o seu patrimônio era ai que se começava a origem do diário.
c) Em torno do baixo