Eng produção
Relatório de Aprendizado
Fertilizantes - Rondonopolis m ake y our m ark
Lucas Nichele Pires
Novembro, 2010
A unidade de produção de Rondonópolis esta situada dentro do complexo de esmagamento de óleo de soja. Construída no ano de 2002, a unidade é uma misturadora de fertilizates.
O fertilizante produzido é composto por 3 nutrientes principais:
Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). Cada produto deve possuir uma d eterminada concentração, sendo especificada pelo cliente. As formulações (N,P,K) são registradas no ministério de agricultura. Caso seja solicitado uma formulação que não esteja cadastrada no ministério, deve-se solicitar o cadastramento antes de se iniciar a produção.
O processo produtivo se inicia no recebimento e armazenagem das matérias-primas, fontes de nitrogênio, fósforo e potássio. As principais fontes de nitrogênio são a uréia e o sulfato de amônio, cuja produção é feita à base de amônia ( NH3).
O nitrogênio presente na atmosfera e o hidrogênio proveniente de reformas catalíticas de hidrocarbonetos reagem em um processo conhecido com síntese de Haber-Boch, gerando amônia :
N2 + 3 H2 → 2NH3
O p rocesso de reforma catalítica de hidrocarbonetos é reconhecido como a mais econômica para a produção de hidrogênio.
Dessa forma, as fábricas uréia e sulfatos são localizadas próximas à refinarias de petróleo.
A amônia é a base do processo produtivo de fertilizantes nitrogenados. A produção de uréia CO(NH2)2 é feita pela reação da amônia e o CO2, o carbamato de amônio gerado é decomposto em uréia pelo esquema de reações a seguir:
2 NH3 + CO2 → NH2CO2NH4 , carbamato de amônio
NH2CO2NH4 ↔ CO(NH2)2
Lucas Pires
Programa Trainee 2010
, uréia
2
Com relação à absorção pelas plantas, a uréia é a principal fonte de
N e xcretada pelos animais. Assim, microorganismos e plantas desenvolveram uma enzima, urease, capaz de tornar o nitrogênio pertencente na uréia assimilável. O conjunto