Eng. Mecatrônica
INTRODUÇÃO 2
Supressão de faíscas 3
Regulação da tensão alternada 4
REGULAÇÃO DA TENSÃO 5
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
Este trabalho consta informações sobre o Diodo Zener e os CIs reguladores de tensão. Viu-se uma grande importância em retificar a corrente alternada s endo os circuitos alimentados para uma tensão convertida em corrente contínua.
DIODO ZENER
O diodo Zener é um dispositivo semicondutor, de dois terminais, diferente dos diodos comuns, tanto na sua construção física, quanto no seu funcionamento. O Zener possui uma junção maior que a do diodo comum, o que possibilita uma dissipação de potência. Quanto ao seu funcionamento, foi projetado para operar na região inversa da curva característica e assim sendo, sua polarização normal é a polarização inversa. Apesar de o seu funcionamento diferir um pouco do diodo comum, o Zener pode operar do mesmo modo que o diodo anteriormente estudado. Os diodos que operam na região inversa da curva característica são chamados Zener, ou diodo de referência, ou ainda diodo de avalanche.
O Zener é projetado e fabricado para trabalhar na região, em que o diodo comum não operaria, pois seria destruído. Quando o diodo Zener é polarizado inversamente, uma corrente muito pequena circula através dele – é a corrente de fuga. À medida que a tensão inversa cresce, também cresce o campo elétrico existente na região de transição. Este campo pode acelerar, suficientemente, os elétrons livres, fazendo com que eles adquiram bastante energia, para provocar por choque, o rompimento das ligações covalentes. Consideremos de início, a situação de um elétron livre. Quando este elétron sofre a ação de um campo elétrico, adquire uma aceleração suficiente, para romper uma ligação covalente. Com isso, passam a existir três portadores – uma lacuna e dois elétrons. Estes dois elétrons podem ser acelerados e provocar o rompimento de duas outras ligações, fornecendo agora, sete