Estudante - eng. mecatrônica
O principal objetivo desta aula experimental no Laboratório de Física é determinar o emprego correto dos equipamentos de medidas (paquímetro, micrômetro e régua) com os materiais a serem medidos (pedaço de cartolina, moeda de R$ 0, 10 e pedaço de fio de cobre) fornecendo, assim, os valores de leitura de suas dimensões. Essa experiência foi realizada com o intuito de se encontrar largura, diâmetro e espessura dos três materiais citados acima.
2. Introdução
Ao analisarmos nosso dia a dia podemos notar como vivemos cercados de elementos que podem ser medidos, as dimensões de um terreno, a altura de uma pessoa, a espessura de uma chapa de aço entre outras coisas.
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, tornou-se cada vez mais freqüente a necessidade de obter medidas cada vez mais precisas. Para isso foram desenvolvidos instrumentos cada vez mais sofisticados, acompanhados de alta tecnologia e consequentemente de elevados custos.
Para esta atividade realizada no Laboratório de Física, serão utilizados régua, paquímetro e micrômetro. Sendo a régua um instrumento de uso mais rotineiro e encontrado em diversos lugares, como por exemplo, escolas. O paquímetro e o micrômetro são instrumentos que apresentam maior precisão, porém são encontrados em poucos ambientes, como por exemplo, oficinas de usinagem.
Régua
A régua é um instrumento utilizado para medida de distâncias pequenas e desenho de retas. É composta basicamente por uma escala, geralmente centimétrica e milimétrica marcada em uma lâmina de madeira, plástico ou metal. Não exige cuidados rigorosos para manuseio. Não é um instrumento de alta precisão.
[pic]
Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça, sendo assim é utilizado na atividade prática nas oficinas. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. São construídos de aço inoxidável