Eng. de produção
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Projeto Detalhado de Arranjo Físico Uma vez que o tipo básico de arranjo físico foi decidido, o próximo passo é decidir seu projeto detalhado. O projeto detalhado é o ato de operacionalizar os princípios gerais implícitos na escolha dos tipos básicos de arranjo físico.
Projeto detalhado de arranjo físico posicional
Em arranjos posicionais, a localização dos recursos não vai ser definida com base no fluxo de recursos transformados, mas na conveniência de recursos transformadores em si. O objetivo do projeto detalhado de arranjo físico posicional é conceber um arranjo que possibilite aos recursos transformadores maximizar sua contribuição potencial ao processo de transformação, permitindo-lhes prestar um bom “serviço” aos recursos transformados. O projeto detalhado de alguns arranjos físicos posicionais, como, por exemplo, os canteiros de obra, podem tornar-se bastante complicado, especialmente se o programa de atividades for frequentemente alterado. Imagine o caos num canteiro de obra se caminhões pesados contínua e ruidosamente passassem pelo escritório de gerenciamento da obra, caminhões de entrega de uma empresa subcontratada tivessem que cruzar a área de outra subcontratada para chegar a seu local de armazenagem, ou se a mão-de-obra que dependesse a maior parte de seu tempo na obra fosse alocada para uma posição distante dela. Embora haja técnicas que ajudem a posicionar recursos em arranjos físicos posicionais, elas não são amplamente utilizadas.
Projeto detalhado de arranjo físico funcional
O projeto detalhado de arranjo físico funcional é marcado pela complexidade, que também caracteriza o fluxo desse tipo de arranjo físico. O principal fator que leva a essa complexidade é o número muito grande de diferentes alternativas. Por exemplo, no caso mais simples de apenas dois centros de trabalho, há apenas duas formas de arranjá-los, um em relação ao outro. Mas há seis