Eng. Civil
E você, o que faz para o meio ambiente?
Muitas ações mundiais e decisões conjuntas foram obrigadas a serem seguidas à risca para manter qualidade no meio em que todos vivem, dentre elas, criação de entidades voltadas para o meio ambiente, aprimoramento das fontes renováveis de energia, legislações ambientais, entre outros. No Brasil, temos o exemplo do Conselho Nacional do Meio Ambiente, responsável pelos debates e consultas de toda a política nacional voltada para o meio ambiente.
O trabalho que envolve entidades e o governo começa pela educação da população. A “agressão” ao meio ambiente ainda é visível e parte do que se pode fazer está relacionado ao próprio ser humano, seja em pequena ou larga escala.
Durante o período da chamada Revolução Industrial não havia preocupação com a questão ambiental. Os recursos naturais eram abundantes, e a poluição não era foco da atenção da sociedade industrial e intelectual da época.
A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente. O homem começa a entender a impossibilidade de transformar as regras da natureza e a importância da reformulação de suas práticas ambientais.
A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando sobre os estoques naturais da Terra, comprometendo as gerações atual e futuras.
O desafio: O grande desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente. Este é o paradoxo: sabemos que o tempo está se esgotando, mas não