Eng Civil
Anatomia Funcional do Aparelho Locomotor Equinos
Os membros dos equinosformam um conjunto perfeitamente harmônico, com participação ativa de cada componente. O esqueleto se constitui no arabouço de todo o organismo do cavalo, sendo o alicerce para o sistema alavanca que as articulações exercem. Os músculos atuam como transmissores da cinética do movimento as estruturas que formam e mantêm a estabilidade da articulação.
Osso
O osso tem duas principais funções corporais. Primeiro, forma o esqueleto, que atua como suporte mecânico, protegendo os órgãos vitais, atribuindo forma aos tecidos moles, possibilitando movimento dos músculos e permitindo a locomoção dos equinos. A segunda função é fazer a homeostase do cálcio. As três principais células dos ossos são osteoblastos Osteocito e osteoclastos . A matriz óssea consiste em componentes orgânicos (35% da matriz) que é 95% de colágeno e 5% de uma substancia não- estrutural da matriz.
Articulações
As articulações realizam a união de um ou mais ossos. Nas articulações moveis pode-se distinguir as com grande mobilidade permitindo o deslocamento do osso em 3 dimensões: plano sagital com flexão e extensão.
Tendões e Ligamentos
Os tendões e os ligamentos localizados na região distal dos membros dos equinos tem notória importância anatômica, funcional, clinica e patológica. Os tendões e os ligamentos dos equinos tornaram-se estruturas anatômicas extremamente resistentes que sustentam cargas e tendões elevadas. Essa seleção para aumentar a velocidade deve ter ocorrido inicialmente objetivando a própria sobrevivência do animal e posteriormente, com sua domesticação ,o transporte e o lazer. O tendão é composto por tecido conjuntivo denso.
Os tendões normais de animais adultos têm baixa necessidade nutricional, principalmente porque os tenocitos maduros são células relativamente inativas.
O músculo e o osso contribuem com apenas 25% do aporte de sangue para o tendão, nas