Enfrentamento em Cajamarca
A conquista do Estado Inca pelo Estado Espanhol
João Otávio Alves Terra1
1 INTRODUÇÃO
O mundo em sua totalidade (descobrimentos e avanços), foi marcado pelos mais variados tipos de guerras e batalhas. A construção das civilizações, e o conhecimento de outras, muitas vezes foram feitas baseadas em conflitos e revoluções, e muitos desses e dessas foram feitos de forma violenta. Desde os tempos mais remotos é perceptível a capacidade de certas nações ou civilizações de se destacarem diante de outras, por diversos motivos. Na história do mundo, é claramente visto uma evolução superior dos países pertencentes ao continente europeu em relação a navegação, vestuário, costumes, tecnologias e, um ponto que garantiu uma grande superioridade perante diversos outros povos: o desenvolvimento das armas.
O motivo pelo qual os países europeus foram os maiores colonizadores e descobridores do mundo antigo vem dessas transformações evolutivas que aconteceram naquela época, destacando a navegação e a criação de armas mais sofisticadas e eficazes. Por essas e outras, países como Inglaterra, Portugal e Espanha colonizaram diversos territórios ao longo do Globo, como quase toda a costa Africana e as Américas.
Apesar de associarmos as colonizações praticadas pelos países europeus como uma forma de conhecer o Novo Mundo, uma grande parte delas simplesmente dizimou diversas civilizações, deixando ao esquecimento suas culturas e costumes, fazendo com que anos de crescimento fossem simplesmente destruídos. Um grande exemplo é a conquista do Estado Inca pelo Estado Espanhol, com resultados alarmantes e vários incas mortos pelos espanhóis.
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Visão geral e histórica sobre a colonização do Império Inca pelos Espanhóis
O enfrentamento em Cajamarca teve início em 1492, ao ser descoberto que havia uma região densamente povoada por nativos americanos. Alguns dos principais