enfrentamento em cajamarca
- Apresentação;
- Desenvolvimento;
- Comparação com os tempos de hoje;
- Conclusão;
- Fonte de Pesquisa.
Apresentação
O livro: Armas, Germes e Aço – Os destinos da sociedades humanas, 1997 de Jared Diamond, professor de geografia na UCLA. Em 1998, a obra recebeu o Prêmio Pulitzer e o Prêmio Aventis de melhor livro científico. Um filme documentário baseado no livro foi produzido pela National Geographic Society e transmitido em julho de 2005.
Trataremos aqui o 3º Capítulo: Enfrentamento em Cajamarca.
Resumo
No desenrolar dessa história resumi um pouco destacando as partes mais importantes para melhor entendimento.
A maior mudança populacional dos tempos modernos foi a colonização do Novo Mundo pelos europeus e a consequente conquista, redução numéricaou o completo desaparecimento da maioria dos grupos de nativos americanos (índio americanos).[...]
[...] para fins práticos, o enfrentamento entre a avançada sociedade do Velho Mundo e a do Novo Mundo começou em 1492, com a “descoberta”, por Cristovão Colombo, de ilhas do Caribe densamente povoadas por nativos americanos.
O momento mais dramático nas relações subsequentes entre europeus e nativos americanos foi o primeiro encontro entre o imperador inca Ataualpa ecosquistador espanhol Francisco Pizarro, na cidade de Cajamarca, nas montanhas peruanas, em 16 de novenbro de 1532. Ataualpa era o monarca absolut do maior e mais adiantado estado do Novo Mundo, enquanto Pizarro representava o imperador católico Carlos V (tambem conhecido como rei Carlos I da Espanha), monarca do mais poderoso Estado Europeu.
Mesmo assim, Pizzaro capturou Ataualpa poucos minutos depois que os dois se olharam de frente.
Sua captura foi decisiva para a conquista européia do Império Inca.Embora Tivessem armas mais poderosas, que garantiam uma vitória final espanhola em qualquer hipótese, a captura tornou a conquista mais rápida e infinitamente mais fácil.
A captura de