enfrentamento da questão social
ADRIANA CARMO SILVA
A questão Social
Porto Velho - RO
2013
ADRIANA CARMO SILVA
A questão Social
Trabalho apresentado ao Curso De Servico Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência Politica e Filosofia.
Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi
Porto Velho - RO
2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 9
INTRODUÇÃO
A questão social inicia-se no século XIX causadas por grandes transformações econômicas, sociais e politicasdesencadeada pela industrialização na Europa. A produção industrial impôs uma nova fisionomia ao contexto social, e surge um novo tipo de regulação que se rege pelo estatuto do direito do cidadão e do dever do Estado, e este era sempre moldado às exigências do capitalismo. Mesmo nas primeiras décadas do século XIX, já se reconhecia uma certa identidade de classe entre os trabalhadores, que defendiam os mesmo interesses comum de acordo com sua consciência social.
As manifestações do movimento operário envolveu causas políticas mais amplas, pressionando burguesia e poder público. As questões sindicais e trabalhistas mais amadurecidas conseguiram vitórias trabalhistas, dentre elas a mais importante foi a aprovação da lei das dez horas, além da redução da violência no cotidiano.
DESENVOLVIMENTO
No Brasil, essa questão veio de uma forma tardia. E isso se deve ao sistema colonial, que aqui foi implantado baseado no trabalho escravo, na monocultura agrícola e no latifúndio de exportação, que como é até os dias atuais, totalmente subordinados aos grandes centros da economia mundial, fato este que