Enfoque estratégico na gestão humana
Através dos tempos mudanças sociais e tecnológicas trouxeram novos modelos de organização e gerência da área produtiva. Estes novos paradigmas aplicados à produção causaram alterações na natureza do trabalho, tornando-o menos manual e mais intelectual. As relações de trabalho também mudaram; os processos de trabalho têm cada vez mais demandado a realização de tarefas em grupo, ao invés de trabalho isolado. A abordagem atual procura utilizar os recursos humanos e as redes de relações estabelecidas no ambiente de trabalho para promover a aprendizagem organizacional, sustentar a cultura da empresa e impulsionar o trabalho em e entre equipes.
Os conceitos tradicionais sobre treinamento consideram que é possível traçar uma separação entre treinamento e educação formal. O primeiro estaria relacionado com a preparação do indivíduo para um determinado cargo ou função. Já a educação formal seria a preparação do indivíduo para situações internas e externas ao ambiente de trabalho.
A adoção de uma visão estratégica na área de recursos humanos pede que a responsabilidade pelas relações entre os funcionários e entre estes e a empresa é de todos os membros da organização, caracterizando um processo essencialmente interativo no qual a gestão de recursos humanos é do interesse