11 Planejamento Escolar Na Perspectiva Democratica
Planejamento Escolar na perspectiva democrática
Marta Leandro da Silva
De onde vem a idéia do Planejamento?
A idéia de planejamento acompanha o homem em seu próprio processo de humanização uma vez que o ato de planejar está associado à organização de uma determinada ação. Desse modo, cabe dizer que, como prática humana, o planejamento é anterior à idéia de escola.
Refletir sobre a trajetória histórica do planejamento implica reconhecer que a atividade de
planejar
é
essencialmente
humana,
demandando
reflexão
e
intencionalidade. Diferentes conceitos e práticas de planejamento encontram-se intrinsecamente vinculados à categoria trabalho em suas múltiplas configurações e às diferentes formações sociais. Nesse sentido o planejar remete à própria evolução humana e o processo civilizatório.
Há importantes pesquisadores que investigam e analisam a trajetória do conceito de planejamento, entre eles cita-se Albers Gerd (1972) que distingue três fases do planejamento, interligadas à trajetória do desenvolvimento técnico-científico e tecnológico. No
início
do
processo
civilizatório
o
homem
preocupava-se,
prioritariamente, com as questões técnicas, focadas no domínio e modificação da natureza. Nesta primeira fase, a ênfase está no como fazer as coisas e na busca imediata de soluções satisfatórias para as suas necessidades primárias. Há, portanto, a clara atribuição do planejamento como instrumental para facilitar ações.
Numa segunda etapa evolutiva do planejamento a ênfase passa do aspecto prático/técnico, instrumental para focar a elaboração de quadros teóricos de referências, buscando interpretar as emergentes necessidades e aspirações humanas. Nessas circunstâncias o planejamento recebe contributos de diferentes áreas do conhecimento
(da sociologia; da política; da economia; da antropologia; da psicologia), sendo o pensado à luz de diferentes dimensões, aspectos e linhas teóricas.
A terceira fase, ora emergente, caracteriza-se pela compreensão de que o