Modelo de gestão- plano estrategico
A empresa é um sistema onde há recursos introduzidos, que são processados, e há a saída de produtos ou serviços. Uma empresa é considerada um sistema aberto em razão de sua interação com a sociedade. Toda empresa tem uma missão em relação à sociedade e a missão das empresas corresponde aos objetivos permanentes, que consistem em aperfeiçoar a satisfação das necessidades humanas.
Podemos definir eficiência como a relação existente entre o resultado obtido e os recursos consumidos para conseguir aquele resultado. Como a empresa é uma entidade que processa recursos e entregam produtos, bens ou serviços à sociedade, dentro do enfoque sistêmico, ela deve ser vista no elemento Processamento.
Eficiência e Eficácia
O lucro é a melhor medida da eficácia empresarial, e que a empresa, como um investimento, deve apresentar um lucro para seus proprietários e para a própria comunidade. A eficácia é o grau segundo o qual as organizações atingem suas missões, metas e objetivos – dentro das restrições de recursos limitados... Nesse sentindo, devemos introduzir o conceito de eficiência; ele se refere ao processo pelo qual a organização maximiza seus fins com um uso mínimo e recursos.
A empresa, para ser eficaz junto à sociedade, ou seja, cumprir sua missão, suas metas e seus objetivos, deve também ser eficiente no uso dos recursos, por serem eles do ambiente e, portanto, da sociedade. Buscar eficiência em cada transação unitária das inúmeras transações que uma empresa necessita para atingir seus resultados, quais sejam: produzir bens, produtos ou serviços. Já a eficácia reveste-se de um caráter mais abrangente, global, de atuação em maior amplitude.
A eficácia é obtida através de uma gestão do todo, organizando as partes do sistema empresa. Podemos dizer que um maior grau de eficácia ocorrera quanto maior a administração das inúmeras possibilidades de ocorrências de eficiência, e que estas ocorrências sejam as mais produtivas