enfermeira
Curso: Enfermagem
Disciplina:Ética, ciência e tecnologia
Eutanásia
Brasília, outubro de 2013
Sumário
Introdução
A eutanásia é uma prática muito antiga, tendo registros da sua ocorrência desde aos primórdios das sociedades humanas. Atualmente tem se debatido sobre o assunto, devido ao avanço da tecnologia médica e o prolongamento da vida e a preocupação com os direitos e a liberdade de escolha das pessoas.
Muitos países como a Holanda,legalizaram a eutanásias, porém, essa legalização trouxe para esse país prejuízos no desenvolvimento de técnicas para alívio da dor e para amenizar o sofrimento de pessoas fora de possibilidade terapêutica, apresentando um número muito elevado de pacientes que aderem a eutanásia.
No Brasil essa prática é ilegal, mas as discussões são freqüentes. Os aspectos éticos da eutanásia no Brasil são contrários a prática dela, tendo nos códigos de ética de algumas profissões da saúde itens que proíbem os profissionais de fazê-la.
Muitos grupos defendem a eutanásia alegando que o prolongamento da quantidade da vida sem que haja para o paciente a qualidade dela não é o ideal, devendo os profissionais de saúde respeitar a decisão do paciente de interromper com a vida.Há também grupos contrários, alguns deles são formados por pessoas em condições desfavoráveis de vida, como deficientes, que alegam que a eutanásia os discrimina frente a sociedade.
A polêmica desse assunto se deve principalmente a opniões que incluem valores individuais. Esse estudo é um apanhado de aspectos relativos a eutanásia e visa reunir conhecimento a cerca do conceito, da repercussão e dos questionamento que esse tema envolve.
Aspectos históricos da eutanásia
O progresso das tecnologias médicas tem suscitado o debate cada vez mais polêmico a respeito da eutanásia. As inúmeras formas e equipamentos criados para prolongar a vida levantam questões sobre a qualidade dessa quantidade