Enfermeira
Toda mulher que almeja engravidar, pode procurar os serviços de saúde para orientação. Assim o profissional da saúde deve está entendido sobre as pré-concepções, orientanto o peso ideal, as alimentações saudáveis , os exames laboratorias. Orientar sobre o uso de álcool e outras dorgas, o uso do tabaco e etc.
O período de gestação, parto e pós-parto envolve grandes mudanças e para conseguir lidar com essas mudanças, é necessário que a família, principalmente a mãe atinja uma adaptação totalmente necessária para a chegada do novo membro. Faz parte dessa adaptação, o profissional de Atenção Primária de saúde (APS), realizando práticas de desenvolvimento de ações preventivas e de promoção a saúde.
Durante toda a abordagem do profissional da saúde em relação a puérpera, é dever identificar os hábitos, como tabagismo (ativo e passivo, ingestão de bebidas alcoólicas (e outras drogas), bem como, os alimentos preferencialmente ingeridos. O uso de tabaco, álcool e drogas ilícitas deverá ser suspenso. Entre outras, como também sinais sugestivos e DSTs, uso de medicamentos, problemas de saúde, histórico gineco-obstétrica etc..
É de grande valia o rastreamento de uso e abuso de álcool e outras drogas, assim como o rastreamento de tabagismo e sinais sugestivos de DSTs, para assim poder fazer o aconselhamento necessário para essa gestante, em foco nos risco de morbimortalidade materno-infantil.
Vale lembrar que, o profissional deve saber informar sobre as consequências na saúde as mulher e durante gravidez ,que a mãe faz o uso de álcool e do cigarro.
Consequências do tabagismo