Histologia Animal
Tecido - é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular. O estudo dos tecidos biológicos chama-se histologia; na medicina, os estudos dos tecidos como meio de diagnóstico duma doença é a histopatológica.
Caracterização:
Funções - O tecido epitelial, denominado epitélio, é formado por um conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estrutura corporal de muitos vertebrados (por exemplo, do ser humano), realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas.
O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, como:
Proteção contra a abrasão e agressão.
Absorção de substâncias como fazem, por exemplo, as células intestinais.
Secreção de muco, hormônios e outras substâncias.
Sensorial, detectar as sensações através de terminações e corpúsculos do tecido nervoso.
Tipos - Dependendo da especificidade epitelial, é possível classificar os tipos e estabelecer correlações funcionais.
-Epitélio Simples Pavimentoso: Tecido monoestratificado, ou seja, formado por apenas uma camada de células, com morfologia achatada (pavimentoso). Tipo fisiológico dos alvéolos pulmonares, permitindo as trocas gasosas (hematose pulmonar) e revestimento dos delgados vasos sanguíneos.
-Epitélio Simples Cuboide: Formado por uma única camada de células, sendo, portanto, monoestratificado, apresentando formato cúbico. Desempenha importante fisiologia seletiva quanto à absorção e secreção nos túbulos do sistema renal.
-Epitélio Simples Prismático: Também é um tecido monoestratificado, com uma camada de células alongadas (prismáticas) e bem organizadas, pode conter glândulas mucosas unicelulares entremeadas. É um tecido típico de órgãos digestivos: estômago e intestino, apresentando