enfermeira
Disciplina: Teoria Geral da Administração – TGA
Aluno: Glauber Rocha
Resumo
A Teoria Estruturalista surgiu na década de 50, representando um desdobramento da Teoria da Burocracia, e alguns aspectos semelhantes à Teoria das Relações Humanas, mostrando uma visão bem crítica da organização formal.
O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre os grupos sociais, iniciado pela Teoria das Relações Humanas para o das interações entre as organizações sociais.
Para os estruturalistas há uma relação entre os objetivos organizacionais e o ambiente.
A organização é concebida como um sistema social aberto e deliberadamente construído. Os conflitos são considerados inevitáveis e até muitas vezes desejáveis na relação empresa-empregado incentivos mistos são recomendados, não apenas materiais.
George Elton Mayo, um cientista social Australiano que nasceu em 1880 e morreu em 1949 com 69 anos, ficou conhecido como o fundador do movimento das Relações Humanas e da Sociologia Industrial, pelas experiências que coordenou em Hawthorne, Chicago EUA.
Em uma fábrica de equipamentos telefônicos, a Western Eletric Company, foram testadas algumas teorias exploradas em fases, a primeira foi analisar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários.
A segunda fase, observou que as moças gostavam de trabalhar na sala de provas, por ser divertido e também pela supervisão ser mais tranquila, o que já não acontecia na sala de montagem, onde a supervisão era muito rígida. Sendo assim ele verificou que quando elas estavam na sala de provas, se permitiam trabalhar com mais liberdade e menor ansiedade, pois havia um ambiente amistoso e sem pressões, na qual a conversa era permitida, aumentando a satisfação no trabalho.
Houve um desenvolvimento social do grupo experimental, onde as moças faziam amizades entre si e tornaram-se uma equipe.
O grupo desenvolveu objetivos comuns, como o de aumentar o ritmo de produção, embora fosse solicitado