projeto
ALEXSANDRA FERREIRA DOS SANTOS RA: 1139094 DARIANA RIBEIRO GONÇALVES RA: 1131066
JOSILEIDE PEREIRA BARBOSA RA: 1130753
LUCIENE MARIA DE ARAÚJO RA: 1138849
POLO: XIQUE-XIQUE
XIQUE-XIQUE
2013
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
TEMA: Leitura e escrita: É preciso começar cedo
JUSTIFICATIVA:
Ensinar crianças a ler, escrever e a expressar-se de maneira competente tem sido um dos grandes desafios dos professores das quatro primeiras séries do ensino fundamental.
Sabemos que mudanças têm sido feitas em vários estados, em relação aos currículos e investimentos na atualização dos professores; mas na verdade isto ainda se constitui muito pouco, pois há muito o que fazer, a começar pela escola que precisa estar disposta a mudar seu jeito de ver e tratar sua clientela. Ensinar a ler e a escrever exigindo que se cumpra apenas o dialeto padrão tem feito do índice de repetência e de evasão escolar no Brasil um dos mais altos do mundo.
O que se espera dos alunos ao terminar a 4ª série do ensino fundamental é que dominem a linguagem de maneira eficaz, não precisando ser basicamente o português padrão, e que sejam capazes de produzir e interpretar textos, tanto para suprir as necessidades do dia-a-dia (escrever um recado, ler instruções, fazer uma carta, bilhete, etc.), quanto para ter acesso aos bens culturais e a participação plena no mundo letrado.
Aprender a ler e escrever tem muitas coisas em comuns com outras aprendizagens que são realizadas no cotidiano de uma criança. Para aprender o alfabetizando usa os conhecimentos que já foram adquiridos na sua vida, da mesma forma que a criança pequena utiliza o que aprende com as pessoas que falam à sua volta e com as tentativas de fala que faz.
Os discentes na maioria das vezes chegam à escola com uma idéia restrita em relação ao significado da escrita, competência esta que deve ser trabalhada aos poucos com a mediação de