Enfermagem
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM SANTA BRÍGIDA
ENFERMAGEM EM PEDIATRIA
E NEONATOLOGIA
SANTA BRÍGIDA-BAHIA
OUTUBRO/ 2011
CENTRO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE CARNEIRO DO VALE
DOCENTE: LARISSA DANIELE B. PEREIRA
ALUNA: EDILEUZA DA CONCEIÇÃO MACEDO
TIPOS DE C.A QUE AFETA NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS.
Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, os cânceres mais freqüentes na infância são: a leucemia (câncer dos glóbulos brancos), seguida do Linfoma (câncer dos gânglios linfáticos), Tumores cerebrais (câncer que pode situar-se em muitas partes do cérebro), e o Osteosarcoma (câncer dos ossos). Os tumores implicam em 80% de todos os casos. A leucemia é o câncer que mais ocorre na infância. Existem vários tipos. Os mais freqüentes são as leucemias linfoblásticas agudas, e podem acometer crianças com idades compreendidas entre 2 e 8 anos. Depois da leucemia, os tumores do sistema nervoso, são o segundo tipo de câncer mais freqüente na infância. Podem ocorrer entre os 5 e os 10 anos de vida. E seguido dos tumores, se encontram os linfomas, que são cânceres que se desenvolvem a partir do sistema linfático. Com menos freqüência, pode haver câncer do intestino delgado, no fígado, baço, sistema nervoso, e medula óssea. É muito importante estar atento a algumas formas de apresentação dos tumores na infância.
• Nas leucemias, pela invasão da medula óssea por células anormais, a criança se torna suscetível a infecções, pode ficar pálida, ter sangramentos e sentir dores ósseas.
• No retinoblastoma, um sinal importante de manifestação é o chamado "reflexo do olho do gato", que é o embranquecimento da pupila quando exposta à luz. Pode se apresentar, também, através de fotofobia ou estrabismo. Geralmente acomete crianças antes dos três anos de idade. Hoje a pesquisa desse reflexo poderá ser