Enfermagem
Como projetar uma UTI
Projetar uma UTI ou modificar uma unidade existente, exige conhecimento das normas dos agentes reguladores, experiência dos profissionais de terapia intensiva, que estão familiarizados com as necessidades específicas da população de pacientes.
O projeto deve ser abordado pôr um grupo multidisciplinar composto de diretor médico, enfermeiro chefe da UTI, arquiteto principal, administrador hospitalar e engenheiros. É necessário análise dos recursos médicos, pessoal de suporte (enfermagem, fisioterapia, nutricionista, psicólogo e assistente social) e pela disponibilidade dos serviços de apoio (laboratório, radiologia, farmácia e outros)
PLANEJAMENTO DA ÁREA DE UMA U.T.I.
O Planejamento e projeto devem ser baseados em padrões de admissão de paciente, fluxo de visitantes e funcionários, e na necessidade de instalações de apoio (posto de enfermagem, armazenamento, parte burocrática, exigências administrativas e educacionais)
Localização
A melhor parte geográfica distinta dentre a unidade celso Lisboa, quando possível, com acesso controlado, sem trânsito para outros departamentos, e no Bloco Cl sala 301. Pois sua localização deve ter acesso direto e ser próxima de elevador, e tem saída rápida para a garagem , facilitando o acesso da ambulância .
Número de Leitos
O ideal considerado do ponto de vista funcional, para a unidade seria de 6 leitos . Terá a metragem de 9m2 por leito.
Forma da Unidade
A disposição dos leitos de UTI seria em área mista, pois tem sido adotada com bons resultados. ÁREA DE INTERNAÇÃO
Os pacientes devem ficar localizados de modo que a visualização direta ou indireta, seja possível durante todo o tempo, permitindo a monitorização do estado dos pacientes, sob as circunstâncias de rotina e de emergência. O projeto preferencial é aquele que permite uma linha direta de visão, entre o paciente e o posto de enfermagem.
Recursos Materiais