Enfermagem
1) Diferencie jejum prolongado e o jejum inicial?
O jejum é conceituado como a ausência da ingestão de alimentos e de nutrientes por um período mínimo de 6 horas, sendo considerado prolongado quando superior a 72 horas. O jejum prolongado ocorre com freqüência em pacientes hospitalizados em preparo para exames diagnósticos ou em períodos pré-operatórios, podendo ocasionar alterações metabólicas e nutricionais, além de contribuir para o aumento da prevalência de desnutrição hospitalar1-3. Voluntariamente, o jejum prolongado é praticado por motivos religiosos ou por greve de fome4. As principais alterações fisiológicas observadas no jejum prolongado incluem uma redução acentuada da gordura corpórea devido à utilização desta para produçãode energia, com conseqüente aumento dos ácidos graxos plasmáticos. Incluem também a perda de massa muscular, que ocorre em menor proporção devido à preservação de proteínas necessárias às funções celulares essenciais. Geralmente ocorre também redução do número de neutrófilos, de linfócitos, e dos níveis séricos de glicose, insulina, albumina e, mais tardiamente, da hemoglobina e de vitaminas1,5,6.
2) Diga qual a função ou (papel) e a localização das seguintes vias metabólicas
a) Glicólise: A glicose, de fórmula C6H12O6, é um doscarboidratos mais simples (monossacarídeo). É a partir desses monossacarídeos, glicose, frutose e galactose que todos os outros carboidratos são formados. Por a glicose ser a principal fonte de energia do nosso organismo, todos os carboidratos são quebrados, por meio de enzimas específicas, em moléculas menores. A glicose também é um dos principais produtos dafotossíntese que ocorre nos vegetais.
b) Glicogenólise:
Glicogenólise é o o caminho de volta para a glicogênese, transformando o glicogênio em glicose à medida que a célula necessita de energia para as suas funções.As moléculas de glicose serão liberadas em uma série de reações denominada