enfermagem
O SABER E O FAZER DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA
PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA ÚLCERA DE PRESSÃO
LIMA, Márcia Valéria Rosa
SILVA, Marcia Carmo Sales
A úlcera de pressão representa uma ameaça para o indivíduo internado devido ao desconforto, prolongamento da doença, demora na reabilitação e alta, permitindo também a entrada de microrganismos infectantes. Durante muito tempo a enfermagem carregou a culpa pela ocorrência destas, sendo considerada como resultado de uma assistência precária. Atualmente, a equipe de saúde tem consciência da série de fatores que podem influenciar a resposta tecidual à pressão. A busca desses fatores deve ser uma preocupação de toda a equipe, tendo-se como meta a redução do risco do paciente para desenvolver a úlcera. O objeto dessa pesquisa é a assistência de enfermagem no prevenir e tratar o paciente portador de úlcera de pressão. O objetivo é descrever as práticas referentes à prevenção e ao tratamento citadas pêlos alunos dos 7° e 8° períodos do Curso de
Graduação em Enfermagem em uma Universidade do Rio de Janeiro e analisá-las frente às evidências da Fundamentação Bibliográfica. Trata-se de pesquisa, cuja metodologia foi a pesquisa exploratória de caráter quanti-qualitativo, teve como sujeito da pesquisa cinqüenta acadêmicos, sendo 66% do 7° período e 34% do 8° período. Para coleta de dados foi construído um instrumento com treze questões fechadas e três abertas, buscando abranger o conhecimento sobre fisiologia da pele, fatores de prevenção, escala de risco, opções de tratamento relacionadas a úlcera de pressão. O instrumento de dados foi aplicado no período de junho de 2004 e a analise dos dados foram tabulados em dezessete gráficos.
Os resultados obtidos reforçam a idéia de que há necessidade de reformulação no currículo acadêmico para que os futuros profissionais adquiram base científica para sua prática e possam exercer uma assistência de enfermagem com qualidade.
Palavras chaves: Úlcera de pressão,