enfermagem
O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. Não somente é afetado pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo. As mudanças no meio externo são apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanças no meio interno não tendem a ser percebidas conscientemente.
Conceitos. É UM SISTEMA QUE CONTROLA E COORDENA AS FUNÇÕES DE TODOS OS OUTROS SISTEMAS DO ORGANISMO QUANDO ESTIMULADO EXTERNAMENTE INTERPRETA CADA ESTÍMULO, DESENCADEANDO UMA RESPOSTA VOLUNTÁRIA OU INVOLUNTÁRIA.
SISTEMA NERVOSOS AUTÔNOMO
SIM
PÁTICO
PARASIMPÁTICO
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO. A ontogênese humana se inicia com a fertilização, ou seja, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
Vida intrauterina:
a) o zigótico (até a 2ª semana)
b) o embrionário (até o 2º mês)
c) o fetal (até o nascimento) -
Mórula-
Gastrulação (camadas germinativas).
Neurulação (formação do tubo neural)
Camadas Germinativas.
Ectoderme: responsável pela formação da epiderme, sistema nervoso central e periférico, retina do olho.
Endoderme: formará os revestimentos epiteliais das vias respiratórias e do trato gastrointestinal e as células glandulares dos órgãos associados (fígado e pâncreas).
Mesoderma: vai dar origem as capas de músculo liso, aos tecidos conjuntivos e vasos associados com tecidos e órgãos e forma a maior parte do sistema cardiovascular
ECTODERMA
PLACA NEURAL
SULCO NEURAL
GOTEIRA NEURAL
TUBO NEURAL-SNC
CRISTA NEURAL-SNP
SISTEMA NERVOSO
Sistema nervoso
NOS FAZ SENTIR, INTERPRETAR, ASSIMILAR, PROGRAMAR, RESPONDER... O SISTEMA NERVOSO É COORDENADOR DE TODOS OS PROCESSOS QUE VISAM ADAPTAR O INDIVÍDUO AO MEIO.