Ceramica
!
!
!
!
!
EQM602 – MATERIAIS PARA ENGENHARIA QUÍMICA
!
!
!
!
!
!
MATERIAIS CERÂMICOS: MICROESTRUTURAS E ENSAIOS MECÂNICOS
!
!
!
!
VIVIANE CIOLA SANCHEZ 10.00030-5
!
!
Professora: Ana Magda Piva
!
!
!
!
SÃO CAETANO DO SUL
2014
!2
!
SUMÁRIO
!
1. Introdução
3
2. Revisão Bibliográfica
4
3. Materiais e Métodos
5
3.1.
Materiais
5
3.2.
Fundamentos Teóricos
5
3.3.
Procedimento Experimental
6
4. Resultados e Discussão
6
5. Conclusões
6. Referências Bibliográficas
!
!
!
!
10
11
!3
Resumo. Para um engenheiro, é de extrema importância saber analisar microestruturas de cerâmicas e, a partir delas, determinar a composição. O mesmo vale quanto a compreender como as propriedades mecânicas e térmicas desses materiais influenciam suas aplicações e seu processamento.
Foram analisadas microestruturas das seguintes amostras de materiais cerâmicos tradicionais: tijolo vazado e cozido, argamassa cinza e bege, telha francesa e lajota cerâmica. Constatou-se que argila, feldspato e quartzo estavam presentes em quase todas as amostras, assim como matéria orgânica em alguma delas. Além disso, realizaram-se ensaios mecânicos para determinar o limite de resistência de cada peça. Com imersão prévia em água, os materiais estavam nas condições mais severas possíveis no momento dos testes de compressão e de flexão. O material que apresentou a maior resistência mecânica foi a argamassa cinza (37,0 MPa), enquanto aquele que se mostrou o mais frágil foi a telha francesa (0,00757 MPa).
!
1. Introdução
Estima-se que desde a antiguidade faz-se uso de materiais cerâmicos. Há evidências em diversos países do mundo, desde o Japão, há cerca de 8 mil anos, até o Brasil, na Floresta Amazônica no mesmo período. A China possui o histórico mais interessante devido à alta tecnologia utilizada num período em que a disponibilidade de recursos era muito limitada. Até hoje