Enfermagem
Segundo o livro (introdução à epidemiologia 3º edição, Naomar de Almeida filho, Maria Zélia rouquayrol, 2002) A epidemiologia é a ciência que estuda quais as determinações a serem tomadas, quando o assunto é doença, relatando também os riscos que a população humana enfrenta. Nada mais nada menos do que tratar-se de uma ciência que ocorre e que se abate sobre o povo.
Há relatos de ,Najéra (1988 White,1991; Rey 1993) o termo epidemiologia teria sido empregado pela primeira vez com titulo de um trabalho sobre a peste, escrito por Angeleiro, na Espanha, na segunda metade do século XVI.
Von Pettenkofer, foi pioneiro, ele foi um excelente crítico da época, defensor da biologia em saúde e precursor da promoção em saúde. Por fim foi realizado um relatório escrito por Abrahan Flexner, que valorizava o conhecimento que podia se ter em laboratórios, onde se obtinham resultados sobre as doenças infecciosas, o modelo conceitual flexneriano reforçada a seguinte idéia, que era da separação entre conceitos individuais e coletivos, também separando o privado e publico,. Wade Hampton Frost (1880-1938) foi um sanitarista que assumiu a Epidemiologia como uma profissão, foi o primeiro professor dessa disciplina seus trabalhos eram feitos cm o objetivo de se saber as técnicas de incidência e prevalência de enfermidades transmissíveis.
A importância da epidemiologia desde os primórdios até os dias atuais, dão se pelos cálculos, estatísticas de saúde/doença, fatores de riscos, as campanhas publicas, para que haja um melhor entendimento a população, revolução da ciência cientifica e metas, determinações a serem realizadas a partir do conceito da doença que pode ser classificada como incidência e ou prevalência.
Na passagem do livro ( Introdução à Epidemiologia, 3º Edição Revista e Ampliada, 2002) O termo estatística, em sua origem histórica e etimológica, significa justamente a medida do Estado. O fator de risco ele caracteriza se de fato existe uma doença capaz