enfermagem
A respiração constitui um mecanismo imprescindível para a vida de qualquer ser vivo em particular o ser humano, que na sua ausência morre em poucos minutos. O sistema respiratório é formado por diversos órgãos que trabalham interligados para que o processo da respiração possa acontecer de maneira eficiente, satisfazendo as demandas do organismo, desde o repouso até atividades físicas e outras situações em que essa demanda encontre-se aumentada.
O oxigênio é necessário para sustentar a vida. Os sistemas cardíaco e respiratório funcionam para suprir as demandas de oxigênio do organismo. A fisiologia cardiopulmonar envolve a liberação de sangue desoxigenado para o lado direito do coração e para circulação pulmonar, assim como a de sangue oxigenado dos pulmões para o lado esquerdo do coração e para os tecidos. O sangue é oxigenado por meio dos mecanismos de ventilação, perfusão e transporte dos gases respiratórios. Os reguladores neurais e químicos controlam a frequência e a profundidade da respiração em resposta às demandas mutáveis de oxigênio tissular.
Entre os mais antigos descritos procedimentos cirúrgicos, traqueostomia (também referida como faringotomia, laryngotomy ) consiste em fazer uma incisão na face anterior do pescoço e abrindo uma via aérea direta através de uma incisão na traqueia.
O estoma resultante pode servir de forma independente como uma via aérea ou como um site para um tubo de traqueostomia para ser inserido; este tubo permite que uma pessoa a respirar sem o uso de seu nariz ou boca. Tratamento cirúrgico ou percutâneo técnicas são amplamente utilizados na prática cirúrgica atual.
É o estabelecimento de um orifício artificial na traquéia, abaixo da laringe, indicado em emergências, podendo também ser realizada de forma eletiva.
Na abertura, é colocada uma cânula, que permite uma comunicação entre a traquéia e a região do pescoço.
O que é traqueostomia
A traqueostomia é um procedimento técnico invasivo, realizado