ALGUNS MEDICAMENTOS USADOS NO CTI
O fentanil é aproximadamente 100 vezes mais potente que a morfina- 100 microgramas de fentanil são aproximadamente equivalentes a 10 mg de morfina ou 75 mg de petidina em potência analgésica.
Dor aguda grave
Anestesia como adjuvante de anestésico mais potente.
É por vezes usado como droga ilegal de abuso. Efeito semelhante à heroína.
Administra-se geralmente por via parentérica, podendo também ser intradérmica ou através de aerossóis.
O Midazolam é semelhante ao diazepam, faz parte da classe dos benzodiazepínicos. Seu principal mecanismo de ação é nos receptores gabarérgicos aumentando a permeabilidade neuronal aos íons cloretos, colocando a célula em um estado de hiperpolarização. Seus principais efeitos são ansiólise,relaxamento muscular, amnésia e em altas doses pode causar hipnose. As principais vias de administração são a oral, intramuscular e endovenosa. Muito utilizado como pré-anestésico. Pode ser utilizado como agente hipnótico em anestesia geral. É uma droga muito utilizada como sedativo em cirugias extensivas.
Dobutamina: Agente inotrópico de ação direta. Estimula diretamente os receptores beta-1 do coração, aumentando a contratilidade do miocárdio e o volume de ejeção, dando lugar a um aumento do gasto cardíaco. A irrigação sanguínea coronária e o consumo de oxigênio do miocárdio aumentam, já que aumenta a contratilidade do miocárdio. A resistência vascular periférica geralmente diminui (redução pós - carga); contudo a pressão arterial sistólica e a pressão do pulso podem permanecer invariáveis ou incrementar-se devido ao aumento do gasto cardíaco. A dobutamina reduz a elevada pressão de enchimento ventricular (redução da pré carga) e facilita a condução no nó atrioventricular. Doses excessivas tem um efeito cronotrópico. O fluxo sanguíneo