Enfermagem
Introdução
A administração de medicamentos é um dos procedimentos mais cruciais para a enfermagem, tão importante quanto ter conhecimento sobre as reações que o medicamento pode causar. Portanto é necessário ter competência e habilidade para administrar medicações, passando confiança e segurança ao paciente.
Vias de Administração de medicamentos: endovenosa, intramuscular, subcutânea, intradérmica, oral, nasal, ocular, otológica, retal e tópica.
Faz se necessário também o conhecimento dos “7 certos” da administração: paciente certo, via certa, dose certa, horário certo, medicação certa, técnica certa e validade da medicação.
Administração por via endovenosa
A via endovenosa é o local onde se tem a mais rápida ação do fármaco administrado. Nesta via há introdução diretamente na veia. Os medicamentos injetados na veia devem ser soluções solúveis no sangue. Podem ser líquidos hipertônicos, isotônicos ou hipotônicos, sais orgânicos, eletrólitos, medicamentos não oleosos e não deve conter cristais visíveis em suspensão. Deve-se preferir puncionar inicialmente os membros superiores, evitando-se articulações. O melhor local para punção é a face anterior do antebraço, sempre iniciando do mais distal para o proximal em casos de acessos mais difíceis, para que não se inutilize um vaso sanguíneo na porção proximal.
Cuidados na Punção
Evitar: veias lesadas, avermelhadas e inchadas, veias próximas de áreas previamente infectadas, região de articulação, veia muito pequena para o tamanho do cateter. Garrotear(colocar o torniquete) Aplicar o garrote 15 a 20cm acima do local da punção venosa. Em pacientes com hipotensão mover o garrote tão próximo quanto possível do local da punção. Calçar as luvas e realizar antissepsia da pele no local escolhido.
A solução aplicada (álcool 70%) deve secar antes de realizar o procedimento.
O local escolhido não deve interferir com a mobilidade. Assim, a fossa antecubital deve ser