enfermagem
RESUMO DO TEXTO MARCOS CONCEITUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE
A concepção sobre ambos os sistemas ao longo dos séculos sobre o natural e o social nao é somente uni-los para a criação de uma nova epistemologia ambiental.
Nao basta somente iguala-los , se pensar em uma visão humana da natureza construída socialmente, que na realidade é uma coisa banal, já que nao é somente isso que se construí esse pensamento vai muito alem disso e de outros complexos.
Consequentemente o estado natural é algo de construção social de natureza, dento efeito espirais de significados e de praticas sociais dos homens em comunhão com a natureza. A ciência nao olha somente a si, suas interações mais intimas podem surgir dos contextos sócio-culturais de sua inserções.
Nao restaria aos cientistas somente participar da construção de uma sociedade, onde as condições fazem parte da realidade. As tecnologias se fazem questionar de suas interações na sociedade e vice-versa, bem como da sociedade sobre a natureza. Sendo o desafio dos cientistas hoje ousar transpor a repetição, alterando os procedimentos tradicionais na produção do conhecimento, ou seja buscando em outras disciplinas.
Para o conhecimento dos problemas do mundo, é necessário uma reforma de pensamentos, sendo um pensamento voltado para o desenvolvimento da contextualização do conhecimento.O conhecimento do meio ambiente deve ser de conhecimento de várias disciplinas, de escolas diferenciadas, ou seja multicêntrica, complexa e objetiva. O campo do meio ambiente deve ser amplo, sugerindo uma construção de conhecimentos sistematizados que se remete à história dos conhecimentos disciplinares e suas praticas metodológicas. As diferentes experiências desenvolvidas atualmente servem de experiências limitadas e em andamento, sendo dialogada com diferentes teorias cientificas. A interdisciplinalidade necessita de uma intenção