Enfermagem
O HPV também é conhecido como "crista de galo" O que é HPV?
O HPV é o agente de uma doença sexualmente transmissível (DST), vulgarmente conhecida como “crista de galo” que se exterioriza pelo aparecimento das verrugas nos genitais masculinos e femininos.
Papilomavírus humano é o nome de um grupo de vírus que inclui mais de 100 tipos diferentes.
As infecções clínicas mais comuns ocorrem nas regiões genitais como vulva, ânus e pênis. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. Já as infecções subclínicas são encontradas no colo do útero. De fundamental importância é a constatação de que o desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica ou subclínica em outras regiões do corpo, que não genital, é bastante raro.
Como o HPV é transmitido?
A transmissão ocorre principalmente pelo contato sexual. Tendo penetrado no organismo do homem ou da mulher, o vírus pode: permanecer silencioso por semanas ou décadas sem causar qualquer tipo de sintoma que alerte sobre sua presença; ser eliminado pelo sistema imunológico de defesa (anticorpos) ou provocar tumores benignos ou malignos.
Estima-se que uma em cada quatro mulheres seja portadora do vírus HPV. Essa proporção, entretanto, tende a aumentar nos próximos anos, já que os sintomas não aparecem, em muitos casos, e tanto homens quanto mulheres podem se contaminar através de relações sexuais sem camisinha.
Quais são os sintomas?
As maiorias das pessoas que tem HPV não sabem que estão infectadas. O vírus se aloja na pele e nas mucosas e normalmente não apresentam sintomas. Outras pessoas apresentam verrugas na genitália.
Como saber se tenho HPV?
O HPV pode provocar o aparecimento de verrugas genitais semelhantes às verrugas de outras partes do corpo. Como qualquer verruga elas não doem e podem ser múltiplas ou únicas, pequenas ou grandes, rosadas ou acastanhadas. Quando