enfermagem
Infecção do fígado decorrente de infecção causada pelos vírus da hepetite B, da família hepdnaviridae,que possui material genético constituído por ADN. Acomete mulheres,homens e crianças, individualmente. Caracteriza-se por intenso mal-estar como vômitos ,diarréia , febre icterícia e dores nas articulações. Pode evoluir para hepatite crônica,carcinoma hepatocelular e há risco de morte.Há pessoas que permanecem sem qualquer sintoma ,mas transmitem o vírus a outras . Há outros vírus causadores de hepatite como os tipos A,C,D e E, mas o tipo B é mais frequentemente associado á transmissão por relação sexual, embora esta via não seja a exclusiva.
INCUBAÇÃO:Desde o contágio até os primeiros sinais e sintomas :45 a 180 dias.
COMO É TRANSMITIDA:Por relação sexual não seguras,incluindo contacto com saliva e sangue do parceiro contaminado. Partilha de seringas com sangue contaminado na injecção de drogas . Raramente , por transfusão de sangue não controlada.Por contacto com secreções da pessoa infectada.Por procedimentos que não observam as normas de biossegurança ,aplicações de tatuagens e piercings . Associação com outras DST´s como Sida, sífilis ,cancro mole , herpes e gonorréia. Bebés podem ser infectados no momento do parto ou durante a amamentaçõa . É possível que o uso de medicamentos por pessoas suscetíveis a determinadas substâncias cause hepatite.
PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS:Alterações do olfacto e paladar, falta de apetite, náuseas, vômitos, cansaço, mal-estar,artralgia,dor abdominal, cefaléia, febre baixa , inflamação no fígado, pele ou olhos amarelados , urina escura e fezes claras. Após 15 dias aproximadamente os sintomas tendem a diminuir e após 6 a 8 semanas podem desaparecer. A modalidade clínica da doença é fulminante e registrada mortalidade em 60% dos casos.
DIAGNOSTICAR:Por meio de exame de sangue no qual é identificado o vírus da HEPATITE B .Em menor incidência é feita biopsia do fígado para detectar