Bacci
Aluna: Ana Caroline Rodrigues da Silva
Prof.: Esmael – Introdução a Contabilidade O estudo traz fatos sobre a evolução histórica da Contabilidade no Brasil. O inicio da implantação do método das partidas dobradas, enfatiza a divisão contábil na história, seu desenvolvimento, correntes de pensamentos, escolas científicas, doutrinas que causaram maior influência. A contabilidade nasceu de teorias, raciocínios, observações que, quando organizadas se transformam em conceitos, enunciados ou teoremas e por fim, as teorias. Diversos mestres com observações distintas formam escolas científicas, e delas surgem outras escolas com mestres diversificados. No Brasil, as escolas que trouxeram maior influência foram:
• Contismo
• Personalismo
• Controlismo
• Patrimonialismo
• Anglo Saxônica
Contismo No Contismo, a contabilidade é conhecida de fato como ciência das contas, cujo objetivo era registra contas à pagar e contas à receber que coincide com a origem do crédito nas relações comerciais. As contas expressam um fato sendo assim efeito e não causa. Esses fatos são o objeto de estudo das Ciências Contábeis. Dentro da linha contista de pensamento, Edmond Degranges introduziu a teoria das cinco contas gerais: mercadorias gerais, caixa, contas à pagar, contas á receber e lucros e perdas.
Personalismo No Personalismo, os proprietários tinham necessidade de ter melhor controle e registro dos negócios, com valores agregados e variáveis. Criaram-se então as contas de devedores e credores, dentro do sistema de partidas dobradas. A personificação das contas fez-se á partir da necessidade pessoal de cada comerciante. Sendo assim se consolida a teoria das contas e surge a ciência da