enfermagem
HIPERTENÇÃO
Tatiane Cristina da Silva
Ourinhos – SP Novembro/2013
Dedico este trabalho a minha mãe Maria, que nunca mediu esforços e esteve sempre presente em todos os momentos de sua realização.
A minha irmã Milene, pelo carinho e confiança, e ao meu irmão Gilvan que é exemplo de esperança.
A minha família que, em todos os momentos de realização desta pesquisa, esteve presente.
AGRADECIMENTOS
Ao professor orientador, Dr. Fulano de Tal que, na rigidez de seus ensinamentos, fez aprimorar meus conhecimentos.
Ao professor, Dr. Sicrano, pela amizade e carisma.
Aos meus amigos Pé Vermeio, pelo companheirismo e os muitos momentos de alegria compartilhados.
EPÍGRAFE
“O merecimento maior é do homem que se encontra na arena, com o rosto manchado de sangue, suor e poesia ...;Que conhece os grandes entusiasmos, as grandes devoções; Que sacrifica a si próprio por uma causa digna; e, quando muito, experimenta no final o triunfo de uma grande realização; e,... se ele fracassa, pelo menos fracassou ao ousar grandes coisas; e por isso mesmo, seu lugar nunca pode ser tomado por essas almas tímidas e frias que não conhecem nem vitórias nem derrotas”.
(John. F. Kennedy)
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Introdução é a apresentação rápida do assunto abordado e seu mérito. É uma seção na qual se aguça a curiosidade do leitor, na qual se tenta vender-lhe o projeto. É adequado terminar com a formulação do problema, sob a forma de pergunta.
Problematização é a transformação de uma necessidade humana em problema. Segundo Popper (1975), toda discussão científica deve surgir com base em um problema ao qual se deve oferecer uma solução provisória a que se deve criticar, de modo a eliminar o erro. É uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai