Natação
Os estilos de nados
As provas de natação podem ser disputadas em piscinas de 25 e 50 metros. Tanto os homens quanto as mulheres disputam competições em cinco estilos diferentes: costas, peito, borboleta, livre e medley. Saiba abaixo como funcionam cada uma destas provas.
Nado Costas
Nesta prova, os competidores devem se alinhar dentro da água, mantendo-se de frente para a cabeceira de saída, com as duas mãos colocadas nos suportes de agarre do bloco de saída que ficam colocados na parte mais baixa destes blocos. Os pés podem ficar acima do nível da água.
Antes do sinal de partida, ao comando dado pela arbitragem de “aos seus lugares” (take your marks), o nadador deve trazer seu corpo em direção ao bloco de partida, apoiado pelas mãos no suporte de agarre. No sinal de partida, o nadador impulsiona seu corpo para trás, tentando obter o maior avance possível.
Ao nadador é permitido ficar completamente submerso após a saída e em virada por uma distância de até 15 metros. Até esta marca de 15 metros, a cabeça do nadador deverá retornar a superfície.
O nadador deverá percorrer toda a distância que determina a prova no menor tempo possível.
Na virada, os ombros podem girar além da vertical na direção do peito e, a seguir, uma contínua braçada ou uma contínua e simultânea dupla braçada podem ser usadas para iniciar o movimento. Assim que o nadador tocar a parede e a deixá-la na virada, deve voltar imediatamente na posição de costas. No final da prova, o nadador toca com a ponta dos dedos, na posição de costas, o painel de pontuação ou a parede. Nado Peito
Considerado o estilo mais antigo da natação, no nado peito, o atleta fica com o corpo na posição horizontal mantendo o tórax voltado para baixo. Os movimentos dos braços são sempre simultâneos e nunca podem se movimentar alternadamente.
As mãos do nadador são lançadas para frente juntas, a partir do peito. Os cotovelos sempre ficam submersos, com exceção da última virada. As mãos