aqss
ISBN 978-85-8084-055-1
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S EM UMA EMPRESA DE
CONFECÇÃO: SENSOS DE DESCARTE E ORGANIZAÇÃO
Ariana Martins Vieira1, Cleina Yayoe Okoshi2, Karla Fabrícia de Oliveira3, Edwin Vladimir
Cardoza Galdamez1
RESUMO: O programa 5S proporciona uma nova maneira de conduzir a empresa, por meio de ações que mudam a maneira de pensar das pessoas, refletindo em seus comportamentos e favorecendo a implantação de práticas de melhoria contínua e mudança organizacional na qualidade do trabalho. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é descrever e analisar o processo de implantação dos sensos de descarte e organização do Programa 5S em uma empresa do setor de confecção localizada no município de
Cianorte/PR, com o intuito de iniciar um processo de melhoria contínua da qualidade dos produtos, do processo produtivo e do ambiente organizacional. O método utilizado para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso, cujas etapas foram: diagnóstico da empresa; formação e capacitação da equipe; planejamento do programa 5S, implantação dos 5 sensos, em andamento; e avaliação. Como resultados alcançados, podem-se destacar a organização da empresa, liberação de espaço físico, motivação e envolvimento dos colaboradores e gerentes, e melhoria na qualidade dos produtos e processos.
PALAVRAS-CHAVE: Indústria de confecção, melhoria contínua, programa 5 sensos.
1 INTRODUÇÃO
A inovação e as novas tecnologias tem sido reconhecidas como parte essencial do cotidiano das organizações, vistas como um grande desafio em manterem-se atualizadas, em busca do aumento da capacidade produtiva, na diferenciação, na redução de custos, na competitividade e principalmente na qualidade dos produtos e processos produtivos, cada vez mais exigidos pelos clientes. Estes aspectos favorecem a implantação de práticas de melhoria contínua da qualidade no trabalho.
Segundo Mesquita e Alliprandini (2003), a essência da melhoria contínua está em